![]() |
Famílias em situação de rua são removidas da Praça Sinimbu e recebem abrigo em Maceió | Foto: Ascom Seprev |
Nesta quinta-feira (10/7), 28 famílias que estavam alojadas na Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, foram transferidas para abrigos e beneficiadas com aluguel social. A ação ocorreu após uma operação que identificou as necessidades dessas pessoas, com abordagem voltada para o atendimento humanizado.
O governo estadual informou que as famílias terão acesso a serviços nas áreas de educação, saúde, capacitação profissional e alimentação. Além disso, destacou que o aluguel social foi ampliado para R$ 800 e as vagas em casas de acolhimento triplicadas, passando de 160 para 480.
Também foi iniciado um Censo de Pessoas em Situação de Rua em Alagoas, que deverá subsidiar futuras políticas públicas. Os resultados e ações serão disponibilizados por meio do Observatório de Pessoas em Situação de Rua, para garantir transparência.
Para ampliar o atendimento, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) abriu edital para Organizações da Sociedade Civil interessadas em prestar serviços de acolhimento institucional a essa população. Mais informações podem ser encontradas no site da secretaria.
Segundo dados do Ipea, o Brasil registrou aumento de 38% no número de pessoas em situação de rua entre 2019 e 2022, totalizando mais de 280 mil pessoas. Em Alagoas, a estimativa é de cerca de cinco mil pessoas nessa condição.