Exame prático da CNH em Alagoas passa por mudanças e deixa de exigir baliza

Novo modelo elimina manobras específicas e adota sistema de pontuação definido pelo Contran

28/01/2026

/ Por Redação
Exame prático da CNH em Alagoas passa por mudanças e deixa de exigir baliza | Foto: Ascom Detran Alagoas
 Exame prático da CNH em Alagoas passa por mudanças e deixa de exigir baliza | Foto: Ascom Detran Alagoas

Os exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação em Alagoas passam a ter um novo formato com a retirada das etapas de baliza e meia-embreagem. As mudanças fazem parte do programa CNH do Brasil e estão sendo implementadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

Além da exclusão dessas manobras, o exame prático também passa a permitir que o candidato utilize veículos particulares, manuais ou automáticos, podendo escolher entre automóvel próprio, do Centro de Formação de Condutores (CFC) ou do próprio Detran/AL. A liberação para esse tipo de agendamento começa a valer nesta quarta-feira (28).

Outra alteração passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (02), com a implantação do novo sistema de pontuação previsto na resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Pelo novo modelo, o candidato será aprovado desde que não ultrapasse o limite de 10 pontos, que correspondem às infrações cometidas durante o percurso.

Conforme explicou o chefe da Comissão Examinadora de Trânsito do Detran/AL, Manassés Mesquita, todos os candidatos iniciarão o exame com pontuação zero, e os pontos serão computados apenas se houver infrações.

“Cada infração cometida pelo candidato corresponderá a um ponto, sendo multiplicado pelo peso da infração: peso um para infrações leves; peso dois quando a infração for média; peso quatro para infrações graves; e peso seis para infração gravíssima”, explica.

O diretor-presidente do Detran/AL, Marco Fireman, destacou que as mudanças fazem parte de um processo de modernização. “Essa é mais uma facilidade trazida pela CNH do Brasil, moderno programa do Governo Federal, liderado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Agora, os candidatos vão poder aprender a dirigir usando o carro do pai, da mãe, dos tios, do vizinho, e usar esse mesmo veículo para fazer a prova prática. Isso vai deixar o candidato mais tranquilo, confortável e confiante durante o exame, usando um carro ao qual ele já está adaptado a dirigir”, afirmou.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também se manifestou sobre as novas regras. “As novas regras da CNH se espalham pelo Brasil e estão revolucionando o país todo! Sai a burocracia, a indústria da reprovação, as amarras do sistema, para dar lugar a oportunidades, educação e aprendizado de verdade, fazendo do cidadão um parceiro por um trânsito melhor e mais seguro, e não um suspeito. Isso é estar do lado do povo!”.

© 2022 -2025 | Portal Factual. Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.