![]() |
Ação marca o Dia Mundial do Orgulho Autista e reforça políticas de inclusão em todo o estado | Foto: Ascom Secdef |
Nesta quarta-feira (18/6), o Governo de Alagoas entregou mais de 600 documentos, entre Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e Cartões de Identificação da Pessoa com Deficiência (PcD). A cerimônia foi realizada no auditório da Justiça Federal, em uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef).
A entrega integrou as atividades do Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho. A distribuição dos documentos continuará nos próximos meses, sendo feita por meio das Centrais Já e dos municípios, com previsão de conclusão até o mês seguinte.
O objetivo principal da ação é garantir o acesso facilitado a serviços e assegurar os direitos das pessoas com deficiência ou autismo. A CIPTEA, segundo a secretária da Secdef, Tereza Nelma, assegura prioridade de atendimento e acesso em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social.
O superintendente de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência, Julius Egon Schwartz, afirmou que a iniciativa integra um conjunto de políticas públicas do estado voltadas à inclusão e ao respeito à cidadania. Ele reforçou que a solicitação dos documentos pode ser feita pela própria pessoa com deficiência ou por um representante legal, com a emissão sendo feita após a validação da documentação.
Além da entrega das identificações, a programação contou com a Feira de Empreendedorismo PcD, que reuniu famílias atípicas, e com o Ciclo de Palestras “Autismo, Políticas Públicas e Qualidade de Vida: Saberes para uma Vida Plena”, também em referência ao Dia do Orgulho Autista.