![]() |
Enem é a principal porta de acesso ao Ensino Superior | Foto: ALEXANDRE TEIXEIRA |
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo para que os estudantes da Rede Pública de Ensino que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 solicitem a isenção da taxa de inscrição. Inicialmente previsto para se encerrar na última sexta-feira (25), o prazo foi estendido até o próximo dia 2 de maio. A solicitação deve ser realizada diretamente na Página do Participante, disponível no site do Enem.
Apesar da prorrogação da solicitação de isenção, os períodos para recursos e a divulgação dos resultados das isenções e justificativas permanecem inalterados. O período para recursos será de 12 a 16 de maio, e a divulgação dos resultados ocorrerá no dia 22 de maio.
Vale destacar que o pedido de isenção não garante automaticamente a inscrição no Enem. O candidato ainda precisará se inscrever quando o período de inscrição for aberto, previsto para o dia 26 de maio. As provas do Enem 2025 serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro.
Quem pode solicitar a isenção?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estabeleceu que têm direito à isenção da taxa de inscrição os candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:
- Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas em 2025;
- Participantes do programa Pé-de-Meia;
- Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública;
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.
Documentos exigidos para solicitação
Os candidatos deverão apresentar alguns documentos pessoais durante a solicitação, incluindo:
- Documento de identificação (RG) do participante e dos membros do núcleo familiar;
- Nome completo e CPF da mãe do participante;
- Histórico escolar com assinatura da escola;
- Declaração escolar que comprove que o participante está cursando a última série do ensino médio em 2025, em qualquer modalidade, em escola pública.
Além disso, para os candidatos que foram isentos em 2024, mas não compareceram à prova, será necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Os interessados devem consultar o anexo I do edital do Enem para detalhes sobre os documentos necessários para justificativa da falta.
Rede Estadual no Enem 2024
Na Rede Estadual de Alagoas, o número de estudantes concluintes que se inscreveram para o Enem 2024 ultrapassou a marca de 30 mil, representando um crescimento de 32,5% em relação ao ano anterior. A participação dos alunos também apresentou um aumento significativo, com a taxa de comparecimento nas provas subindo quase 11 pontos percentuais, passando de 69,5% em 2023 para quase 80% em 2024.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) comemorou os bons resultados alcançados pelos estudantes. De acordo com a Gerência Especial para Exames do Ensino Médio da pasta, diversos alunos conquistaram notas superiores a 900 pontos na redação, destacando-se no exame.
"Estamos muito felizes em ver nossos estudantes se destacando no Enem. Com mais de 30 mil inscritos, quase todos os alunos concluintes do Ensino Médio da Rede Estadual participaram do exame, que é a principal porta de entrada para o Ensino Superior. Isso é fruto do esforço conjunto de professores, alunos e pais", afirmou a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
*com informações da Assessoria